2017-03-19

opinião | viver em Lisboa

O meu projecto ou desejo é voltar a viver em Lisboa. Nasci e cresci em Lisboa. Actualmente, moro na periferia mas atravesso a cidade de uma ponta à outra para ir trabalhar e, por isso, dava-me jeito regressar à cidade de Lisboa. Nem queria ir para o meio da cidade. Já lá morei e, sinceramente, não gostei. Queria ir para uma zona limítrofe mas dentro da cidade que me permitisse acesso facilitado a transportes públicos de forma a poder diminuir o meu custo de vida.
No entanto, actualmente, os preços das rendas são incomportáveis. Quando aparece uma casa com uma renda a um preço acessível (ou seja, que eu possa pagar), a casa precisa de sérias remodelações, está a cair de pobre ou é um buraco.
A maioria das casas vê-se logo que está preparadas é para alojamento local que, na maior parte, nem estão a ser colectados como tal. Com o aumento do turismo em Lisboa, as rendas estão a subir drasticamente e quem quer morar novamente na cidade, não tem hipótese de o fazer.
Concorri ao Programa de Renda Convencionada mas os candidatos devem ser aos milhares e deve ser quase impossível que me saia uma casa. Contudo, as casas da zona da cidade que me interessa são minúsculas! Por isso, acabei por concorrer para outras zonas da cidade. Até neste concurso se nota que as rendas no centro histórico estão inflacionadas em relação às restantes zonas da cidade.
Comprar casa também está fora de questão porque os preços de venda estão, igualmente, a subir, apesar de já haver bancos que voltaram a emprestar os 100% do valor patrimonial da casa.
Por tudo isto e por ser quase impossível visitar a cidade sem esbarrar em estrangeiros que por aí andam de mapa na mão, estou farta dos turistas! A cidade está a ficar descaracterizada e tudo aquilo que os próprios turistas procuram está a desaparecer. Algumas lojas da Baixa estão a fechar para dar lugar a hotéis de charme, hostels ou lojas caras. Ridículo!

Eu só queria voltar a morar em Lisboa mas já percebi que tão cedo não irei conseguir.

Abaixo encontram uma recolha de notícias sobre a temática:







Siga-me aqui: follow us in instagram follow us in feedly

14 comments:

  1. eu gostava de comprar casa,

    mas ainda temos de decidir o futuro com muito cuidado para podermos dar esse passo

    comecei a seguir

    beijinho

    http://sramliberdadenegra.com/

    ReplyDelete
    Replies
    1. É esperar. O mercado está muito mau.

      Delete
  2. Gostei do que li. E tenho a mesma opinião que a cidade de Lisboa está cada vez mais desorganizada, é uma confusão, os transportes públicos estão cada vez piores :( e cada vez mais estão a dar mais importância mais importância ao turismo do que aos cidadãos que fazem Lisboa ter vida (como o meu caso, que também trabalho em Lisboa e por lá faço muita coisa).
    Morar em Lisboa EU?? Jamais, não troco a minha Margem para ir para o caos e para aquele ar pesado que é o de Lisboa. Se bem, que existem zonas de Lisboa que se pudesse compraria casa por lá :P

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lisboa está impossível com as obras e os turistas.

      Delete
  3. Se é esse o teu desejo espero que o consigas realizar rapidamente!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ReplyDelete
  4. Lisboa e Lisboa e ninguém lhe pode tirar esse mérito.
    E lindo, tem tudo, e sei lá adoro a minha cidade.
    Apesar de já lá não viver, um dia gostaria de voltar para lá.
    Adoro.

    Beijinhos,Sofia
    www.pirilamposemarte.com

    ReplyDelete
  5. Por esta tua opinião e mais factores é que a cidade de Lisboa não me diz nada nem chama por mim! Gostei imenso deste post! Beijinho
    http://anamakeawish.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Para mim, seria muito mais prático e económico viver em Lisboa.

      Delete
  6. Obrigado :)

    Sei bem disso... Uma das minhas melhores amigas vive aí em Lisboa e diz que não é nada fácil. :/

    NEW OUTFIT POST | Hello Dear Friend, I Hope You’re Well.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. É cada vez pior, Miguel...
      Hei-de voltar a morar em Lisboa. *fingers crossed*

      Delete
  7. Espero que vc consiga morar em Lisboa não tem nada melhor do que morar em um lugar que gostamos, VOU torcer muito, bjs.

    ReplyDelete

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: FacebookinstagramTwitterbloglovin'Pinterestflickrblogger
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋