2017-03-28

TV | Doctor Who (1963-1989 + 2005-)

Não é segredo que a minha série favorita é Doctor Who, a qual só comecei a acompanhar há uns anos. Esta é a série de televisão mais antiga de sempre e retrata as aventuras e desventuras do Doutor, do qual ninguém sabe o nome. Apesar de ser uma série que existe quase desde o início da televisão, é relativamente pouco conhecida (por cá). A 10ª temporada recomeça no próximo mês e eu estou a contar os dias para a estreia, a 15Abril'2017.





Doctor Who é uma série de ficção científica britânica, produzida e transmitida pela BBC desde 1963. A série mostra as aventuras do Doutor (The Doctor), um Senhor do Tempo, alienígena do planeta Gallifrey, que explora o universo em sua máquina do tempo, uma sensível nave espacial conhecida como TARDIS (Time And Relative Dimension(s) In Space), cuja aparência exterior se assemelha a uma cabine de polícia londrina de 1963. Juntamente com os seus companheiros, O Doutor enfrenta uma variedade de inimigos, enquanto trabalha para salvar as civilizações, ajudar as pessoas comuns e corrigir erros. Embora uma das grandes constantes da série “Doctor Who” seja que ninguém sabe seu nome real.

A série recebeu o reconhecimento da crítica e do público como um dos melhores programas de televisão britânicos, incluindo o British Academy Television Award 2006 de Melhor Série de Drama e por cinco anos consecutivos (2005-10) venceu o National Television Awards, durante o mandato de Russell T Davies como produtor executivo. Em 2011, Matt Smith tornou-se o primeiro Doutor a ser indicado ao BAFTA de Melhor Ator em um papel principal. Em 2013, o Prêmio Peabody honrou Doctor Who com um Peabody institucional de "para a evolução com a tecnologia e as vezes como nada mais no universo televisivo conhecido". O programa está listado no Guinness World Records como a série de ficção científica televisiva de mais longa duração no mundo e como a "mais bem sucedida" série de ficção científica de todos os tempos – com base em seus índices de transmissão global, DVDs, venda de livros, e o tráfego no iTunes.Durante seu funcionamento original, foi reconhecida por suas histórias imaginativas, criativas de baixo orçamento de efeitos especiais e de uso pioneiro de música eletrônica (originalmente produzido pela Oficina Radiofônica da BBC).

A série é uma parte significativa da cultura popular britânica, e em outros países se tornou um programa favorito clássico da televisão. O show tem influenciado gerações de profissionais da televisão britânica, muitos dos quais cresceram assistindo a série. O programa originalmente funcionou de 1963 a 1989. Depois de uma tentativa frustrada de retomar a produção normal em 1996 com um piloto secreto na forma de um filme para a televisão, o programa foi relançado em 2005 por Russell T Davies, que era um produtor executivo e escritor chefe nos cinco primeiros anos de seu renascimento, produzidos pela BBC Wales, em Cardiff. A primeira temporada no século XXI, com Christopher Eccleston como o Nono Doutor do Doutor, foi produzido pela BBC. As segundas e terceiras temporadas tiveram algum dinheiro de desenvolvimento contribuído pela Canadian Broadcasting Corporation (CBC), que foi creditada como co-produtora.[10] Doctor Who também gerou spin-offs em várias mídias, incluindo Torchwood (2006) e As Aventuras de Sarah Jane (2007), ambos criados por Russell T Davies; K-9 (2009), uma série de vídeos divididos em quatro partes chamado P.R.O.B.E (1994) e um único episódio piloto de K-9 and Company (1981). Houve também muitas paródias e referências culturais do personagem em outras mídias.

Doze atores já atuaram na série como o Doutor. A transição de um ator para outro é descrito no enredo do show como a regeneração, um processo de vida dos Senhores do Tempo através do qual o personagem do Doutor assume um novo corpo, e de certa forma, nova personalidade, que ocorre quando este sofre uma lesão que seria fatal para a maioria das outras espécies. Apesar de cada interpretação ser diferente, e em algumas ocasiões uma encarnação encontrar outra, elas são pensadas para serem aspectos do mesmo personagem. O Doutor atualmente é interpretado por Peter Capaldi, que assumiu o papel depois da aparição final de Matt Smith no Especial de Natal exibido em 25 de dezembro de 2013.

fonte: wikipédia







Siga-me aqui: follow us in instagram follow us in feedly

11 comments:

  1. Nunca tinha ouvido falar desta série, ando a ver this is us e adoro!
    catarinarife.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não sou exactamente o público alvo do This Is Us. ;)
      Prefiro séries de fantasia e ficção científica, cenários pós-apocalípticos e afins. *nerd*

      Delete
  2. Confesso que não conhecia esta série! :)

    A Marca da Marta

    ReplyDelete
  3. so ouvi falar desta serie no big bang theory, mas nunca vi, talvez um dia destes comece.

    ja aderi ao teu grupo

    beijinho

    http://sramliberdadenegra.com/

    ReplyDelete
    Replies
    1. No Big Bang Theory, já apareceu o Sheldon vestido de Doctor e a TARDIS aparece em vários episódios. Eles fazem referência a várias séries. Já as vi todas! BTW, também sigo o Big Bang Theory. *geek*
      A única que não me prendeu foi o Firefly, apesar da premissa ser engraçada e gostar muito do Nathan Fillion (o Castle). Tive pena porque gostava de ter gostado da série.

      Delete
  4. Nunca vi esta série... eu adoro ver séries.
    Vou meter esta série na minha lista.
    Obrigada pela visita. Já estou a seguir o teu blog.
    Beijinhos grandes
    http://ananegraomakeup.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  5. Eu cheguei a ver a serie com o Tennant, mas depois perdi-me completamente na serie x.x

    Beijinhos
    Rose
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Youtube

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aiii, o David Tennant - que ar tão saudável que o moço tem!!
      Comecei a ver "desde 2005", ou seja desde que recomeçou. O meu favorito é o Matt Smith (a seguir ao Tennant). Agora, irá recomeçar a 10ª temporada e será a última com o Peter Capaldi. Fala-se em que o próximo possa ser uma mulher. <3

      Delete
  6. Nunca vi! Sempre a conhecer novas coisas ehehe.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ReplyDelete

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: FacebookinstagramTwitterbloglovin'Pinterestflickrblogger
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋