2017-05-18

cinema | Control (2007)

Faz hoje 37 anos que o Ian Curtis morreu e, por isso, parece-me o dia ideal para falar sobre o filme que retrata a vida do vocalista dos Joy Division. Para mim, a música dos Joy Division faz parte da minha adolescência e ainda hoje adoro ouvir. Algumas das músicas continuam a fazer parte das minhas favoritas e ainda sei as letras quase todas de cor.
Os Joy Division são uma banda do pós-punk dos anos '70 e foram a banda na qual se inspirou todo um estilo de música alternativo que surgiu nos anos '80 e ainda hoje há bandas, como os She Wants Revenge, em que se nota a marcada influência dos Joy Division.
Só não foi uma banda que cresceu devido à morte prematura do seu vocalista, Ian Curtis, que sofria de depressão profunda e epilepsia. Contudo, foi uma banda que marcou toda uma geração.

Control é um filme de 2007 de Anton Corbijn rodado em preto e branco. É um filme biográfico sobre a vida e a morte de Ian Curtis (1956 - 1980), vocalista da banda inglesa de pós-punk Joy Division. O roteiro foi escrito por Matt Greenhalgh e baseia-se no livro Touching from a Distance, escrito pela esposa de Ian Curtis, Deborah, que também co-produziu o filme.


O filme detalha a vida turbulenta do jovem músico, que forjou um novo gênero a partir da cena punk rock britânica dos anos 1970 com a banda Joy Division, que ele liderou de 1977 a 1980. O filme também aborda seu difícil casamento e relações extra-conjugais, bem como suas frequentes crises epiléticas, que sabidamente contribuíram com as circunstâncias que o levaram ao suicídio na véspera da primeira turnê norte-americana do Joy Division.


O título é uma referência a uma música do Joy Division, She's Lost Control – acredita-se que a música foi escrita por causa de uma cliente de Ian Curtis enquanto ele trabalhava numa agência de empregos em Manchester, ela era epilética e morreu posteriormente durante uma crise.


fonte: wikipédia | imagens: IMDb









Siga-me aqui: follow us in instagram follow us in feedly

8 comments:

  1. Não que o filme, agora fiquei curiosa :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ReplyDelete
    Replies
    1. O filme passou despercebido. Só soube dele quando já estava em DVD. Desde então, já o vi várias vezes. *

      Delete
  2. Por acaso, nunca tinha ouvido falar sequer. Parece-me uma boa aposta!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM

    ReplyDelete
    Replies
    1. É uma aposta para ficar a conhecer o nascimento da banda, sem dúvida! *

      Delete
  3. nunca ouvi falar mas fiquei curiosa

    beijinhos, Akira do Viver num t0

    ReplyDelete
  4. Não conhecia,mas também sou bem mais velha do que tu, deve ser por isso, ouvia outras coisas :))

    ReplyDelete
    Replies
    1. Se quiseres conhecer melhor os Joy Division, basta veres o filme. :)

      Delete

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: FacebookinstagramTwitterbloglovin'Pinterestflickrblogger
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋