2014-06-29

receitas | pão de maçã e pêra com nozes

Este pão é um clássico cá em casa. Já perdi a conta ao número de vezes que fiz. A receita original é de pão com maçã e nozes mas, desta vez, fiz com maçãs e pêras porque ainda tinha bastantes da Fruta Feia. As várias experiências que fui fazendo foi com vários tipos de maçãs e vários tipos de frutos secos mas a combinação que mais me agrada ainda é a de maçã golden com nozes.
A receita vem no livro Bimby - Receitas com História que é um livro do qual adoro a edição e com 60 receitas para a Bimby, algumas delas reproduzidas e actualizadas em livros mais recentes.
É um pão doce, muito saboroso e que se aguenta durante alguns dias. Normalmente, a receita rende para fazer dois pães mas, desta vez, usei uma forma bem grande em vez de fazer em duas formas de bolo inglês. A forma mais adequada seria esta mas como não tenho (e nunca encontrei à venda uma forma tão grande), usei uma de silicone do IKEA apesar de não me agradarem formas de silicone. 




~ pão de maçã e pêra com nozes ~

* receita adaptada do livro Bimby - Receitas com História

Ingredientes:
450 g de maçãs cortadas em quartos
300 g de pêras cortadas em quartos
100 g de açúcar moreno Sores
500 g de farinha de trigo tipo55
1 ½ c. de sopa de fermento
1 c. de sopa de cacau magro em pó Condi
1 c. de chá de canela Suldouro
200 g de nozes inteiras (ou mistura de frutos secos)




Preparação Thermomix-Bimby:
Pré-aquecer o forno a 180º C e untar uma forma de bolo rectangular de 30x12x10 cm ou duas formas de bolo inglês. (Usei a forma de pão IKEA - SOCKERKAKA.)
Colocar no copo a maçã e a pêras e picar 5 seg/vel 5. Reservar.
Colocar no copo o açúcar, a farinha, o fermento, o cacau, a canela e misturar 30 seg/ vel 6.
Adicionar a maçã reservada e as nozes e envolver bem com a espátula.
Amassar 3 min/ vel espiga.
Colocar a massa na forma de bolo inglês previamente untada e leve ao forno durante cerca de 1h.
Deixe arrefecer completamente antes de desenformar.



tempo de preparação: 1h30
dificuldade: *
vegetariano: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: maçãs



Siga-me aqui: follow us in instagram follow us in feedly

12 comments:

  1. Hmmm, deve ser bom...fiquei com vontade de experimentar!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ReplyDelete
  2. Com esse aspecto bom não admira que o faças muitas vezes!!
    Beijinho e bom fim de semana.
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  3. que delicia,

    nunca fiz,

    tenho mesmo de experimentar! :)

    http://sramliberdadenegra.com/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, tens! Depois diz-me o que achaste. *

      Delete
  4. HUMMMM... Parece mesmo bom!!

    www.anafernandes.ch

    ReplyDelete
  5. oh meu deus do ceu, que coisa com tão bom aspecto! agora apetece-me! hmmmmmmmmm :)

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ReplyDelete

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: FacebookinstagramTwitterbloglovin'Pinterestflickrblogger
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋