2014-10-19

dicas | desidratador de alimentos

Meti na cabeça que precisava de um desidratador de alimentos. Encontrei na Amazon UK alguns que tinham um preço simpático mas após a conversão das libras para euros + portes, ficavam um balúrdio. Por isso, comecei a pesquisar a ver se encontrava por cá e acabei por encontrar na César Castro um desidratador a um preço razoável. Infelizmente, só traz um manual de instruções que só tem os tempos de desidratação. Portanto, hei-de comprar livros com dicas mais completas sobre o processo.
O processo de desidratar alimentos remove a água destes prevenindo a sua deterioração por microorganismos e permitindo manter as suas propriedades, aumentando o tempo de conservação.


Os alimentos a desidratador devem ser cortados o mais finamente possível para que o processo seja o mais rápido possível. Aconselha-se o uso de uma mandolina (o que, obviamente, não usei e daí estar cada coisa de seu tamanho).
Os alimentos não podem ser sobrepostos nas bandejas para que o processo seja eficaz. Preenchi as bandejas sem sobrepor mas os alimentos acabam por perder volume com a desidratação e daí serem mais simples de armazenar.
Numa das pesquisas, apercebi-me que frutas como maçã, pêra, banana e afins precisam de pré-tratamento que é tão simples como passar por sumo de limão para não oxidarem durante o processo. Os legumes deverão ser branqueados antes de serem desidratados para conservarem a cor e sabor mais intenso.
Infelizmente, não existe muita informação em português sobre este utensílio de cozinha. Mas encontrei imensas dicas e receitas no Pinterest que podem ajudar a tirar o meu partido do meu desidratador de alimentos.



















Com o entusiasmo com este novo utensílio de cozinha, criei (mais) um grupo no Facebook para que haja mais divulgação sobre este processo. 





Siga-me aqui: follow us in instagram follow us in feedly

No comments:

Post a Comment

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: FacebookinstagramTwitterbloglovin'Pinterestflickrblogger
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋