2013-12-29
receitas | esparguete ao alhinho com espinafres picantes
Sobre o mesmo tema:
receitas | panna cotta com molho de frutos vermelhos
A pensar na Passagem de Ano, resolvi preparar pana cotta com cuajada e molho de frutos vermelhos. A panna cotta é tradicionalmente preparada com folhas de gelatina mas como ainda tinha cuajada em casa, optei pela cuajada por gostar bastante da consistência e do sabor. Para a receita, baseei-me na receita da Alexandra.
Claro que não correu totalmente como eu gostava, coloquei a maior parte numa forma de silicone (lindíssima!) que ao desenformar escangalhou a panna cotta toda. Felizmente, coloquei parte em copinhos para servir em doses individuais e consegui tirar fotos.
A panna cotta ficou maravilhosa com uma forte sabor a baunilha e com o molho de frutos vermelhos a dar-lhe um ar festivo.
Sobre o mesmo tema:
2013-12-15
receitas | compota de laranja • orange marmalede
Já a pensar nas prendas de Natal, lembrei-me de fazer, para oferecer, compota de laranja. Em anos anteriores, ofereci compota de abóbora com nozes e foi um sucesso. Este ano, resolvi variar porque a maioria das pessoas a quem irei oferecer gostam bastante das suas torradas, pela manhã, com compota de laranja. Ao pesquisar, encontrei esta receita de orange marmalade que, além de facílima, me pareceu deliciosa. Ainda encontrei outra, uma versão asiática da orange marmalade, a qual também deixo aqui à laia de sugestão.
Com esta compota, participo no passatempo Receitas com Glamour - Doces Momentos da Sidul. Se quiserem dar uma ajuda, votando na minha receita, fico agradecida.
Sobre o mesmo tema:
2013-12-11
receitas | barras de cereais com mirtilos selvagens
Fiz mais barrinhas de cereais para poder ter um snack para meio da manhã (ou meio da tarde). As primeiras barrinhas de cereais caseiras que fiz foram barras de cereais com maçã e canela. Desta vez, quis variar os sabores e dar-lhes um toque selvagem. Por isso, usei mirtilos selvagens inteiros desidratados.
Sobre o mesmo tema:
receitas | barras de cereais com maçã e canela
Resolvi-me a fazer barras de cereais caseiras para levar para o trabalho e ter um snack saudável para comer a meio da manhã ou a meio da tarde. Na pesquisa de receitas, encontrei esta da Joana do blog Palavras que enchem a barriga, onde a Joana explica as proporções que se devem respeitar para uma receita de sucesso: 50g de flocos (aveia, farelo de trigo, cevada, arroz ou espelta); 15g de frutos secos (nozes, pistáchios, amêndoas, pinhões, avelãs ou amendoins); 20g de sementes (sésamo, abóbora, girassol ou linhaça); 15g de frutas secas ou desidratadas (maçãs, côco, passas ou sultanas, etc.). Respeitando estas proporções, adicionei mel para unir os cereais e fiquei com tantas ideias para novas combinações!
Sobre o mesmo tema:
2013-12-08
receitas | irish cream bundt • bundt de licor de whisky com ganache de chocolate
A 3ª edição da BundtMania é de tema livre e o bundt que escolhi vem do maravilho livro kiss my bundt que tem imensos bundts, cobertura e ainda dicas fantásticas para fazer bundts perfeitos.
Uma coisa que aprendi é que o bundt não é meramente um bolo normal que se faz numa forma própria para bundt. Um bundt é toda uma ciência e uma das dicas essenciais é os ingredientes estarem à temperatura ambiente. A forma também é bastante importante e, para este bundt, usei a minha nova favorita (para bundts): Heritage da Nordic Ware.
As medidas do livro estão todas em cups. Aborrece-me mas fui fiel à receita original, no que diz respeito aos ingredientes. Quanto à confecção, usei a mesma que se tem revelado um sucesso em experiências anteriores.
Sobre o mesmo tema:
2013-12-01
receitas | pudim de três chocolates
Mais uma receita guardada há bastante tempo à espera da oportunidade perfeita para ser experimentada por aqui. Descobri esta receita no site da Thermomix España mas é uma receita do blog Cosas de Chari e só depois de ver o post é que tive a certeza que deveria logo ter tirado duas formas de pudim. Se tivesse olhado mais atentamente para as quantidades de cada porção, teria percebido logo! Enfim...
Portanto, se experimentarem preparem-se para utilizar, pelo menos, duas formas para pudim ou usar várias formas individuais. Preferia usar só uma porque aí teria a certeza de que as quantidades de cada camada estariam certíssimas e obteria o efeito desejado, assim fiz a olho rezando para que corra bem.
Entre cada camada tem que se esperar algum tempo para um final feliz. Caso contrário, os chocolates envolvem-se uns nos outros e fica um pudim de três chocolates mas todo misturado, ao invés das três camadas pretendidas.
(Já deu para perceber que foram muitas as peripécias ao aventurar-me neste pudim...)
Sobre o mesmo tema:
2013-11-24
receitas | bolachas de manteiga de amendoim e chocolate
Sobre o mesmo tema:
2013-11-23
receitas | panquecas integrais
Após uma semana cheia de afazeres que não me deixaram tempo para me dedicar a experiências na cozinha, chego a Sábado a pensar onde foi a semana que nem dei pelo tempo a passar. Os dias deviam ter, pelo menos, 30h para poder ter mais umas quantas horas por dia para mim. Entre as 8h de trabalho, mais quase 2h em transportes a caminho do trabalho e, claro, as horas de sono, resta sempre tão pouco tempo ao final do dia.
Aproveitei a manhã de Sábado para dormir as horas todas que não dormi durante a semana e ao acordar tarde apetece-me algo mais substancial para primeira refeição do dia. Ainda estive indecisa entre waffles e panquecas mas as panquecas ganharam devido à simplicidade de confecção. Na realidade, apetecia-me algo para poder provar o Doce de Leite da Casa da Prisca!
Baseei-me na receita de panquecas do Livro Base da Bimby e adicionei farinha de trigo integral para lhes dar um sabor mais interessante. Ainda estive para adicionar especiarias mas preferi algo com sabor bem simples para realçar o sabor do doce com que foram servidas.
Sobre o mesmo tema:
2013-11-11
receitas | salada de bulgur com peru
Ingredientes:
50 g de caju
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta Suldouro q.b.
200 g de bifes de peru
800 g de água
½ cup de bulgur
mistura de alfaces para salada (ou rúcula) q.b.
Preparação Thermomix-Bimby:
Colocar os cajus no copo seco e picar 3 seg/ vel 7. De seguida, programe 1 min/ 100º/ colher inversa/ vel colher. Reservar.
Colocar o peru na Varoma (em cima de papel vegetal humedecido), temperar com sal e pimenta e deitar, por cima, um fio de azeite. Reservar.
Colocar no copo a água, no cesto o bulgar e, por cima, a Varoma com o peru. Programar 30 min/ Varoma/ vel 1. Mexer o bulgur a meio da cozedura para cozer por igual.
No final do tempo, cortar o peru em pedaços e reservar.
Numa tigela (de servir), colocar o bulgur, os pedaços de peru e o caju.
No prato colocar uma camada de alfaces e, por cima, o preparado.
Sirva morno.
P.S.: Bem sei que estou em falta com muitos dos blogs que sigo, nos quais mal tenho comentado, mas ainda ando a (re)aprender a gerir o meu tempo devido aos novos horários de trabalho. Infelizmente, o tempo que tenho livre não dá para tudo.
tempo de preparação: 40min
dificuldade: **
vegetariano: não
para crianças: sim
ingrediente principal: bulgur
Siga-me aqui:










Sobre o mesmo tema:
2013-11-09
receitas | mousse de Oreo
Sobre o mesmo tema:
2013-11-01
receitas | crumble de frutas da época
O desafio da 6ª edição do Dia Uma... Na Cozinha era um crumble de frutas da época. Fiquei felicíssima com o tema porque andava há que tempos para fazer uma receita do Nigel Slater de compost crumble (que vi no 24 Kitchen). Já fiz várias vezes crumble de maçã (usando a receita do Livro Base da Bimby) e foi um sucesso. Adoro massa areada mas esta com sementes achei que deveria ser deliciosa.
Para saber a fruta da época, encontrei esta lista que me ajudou a perceber exactamente que fruta é a da época, até porque actualmente temos durante quase todo o ano imensa fruta fora de época.
Sobre o mesmo tema:
2013-10-22
receitas | bolachas de aveia com laranja e pepitas de chocolate
Sobre o mesmo tema:
2013-10-20
receitas | esparguete com bacon e ervilhas
Estava com vontade de comer ervilhas. Ainda me lembrei de fazer um puré de batata e servir ervilhas a acompanhar carne assada mas ía dar uma trabalheira e hoje é Domingo! Por isso, lembrei-me de esparguete.
Encontrei uma receita de fettucini com bacon e ervilhas e achei que era o ideal! Mas, como só tinha esparguete, resolvi fazer esparguete com bacon e ervilhas. Com estas quantidades servem-se quatro pessoas e ainda é uma receita ideal para a marmita.
Segui esta receita mas tive que alterar quase tudo, desde os tempos aos temperos e até nas quantidades.
50
O que caracteriza uma casa por dentro é a interferência da mobília. Entra-se numa casa e é-se logo interpelado por uma cadeira observado por uma mesa redonda medido de alto a baixo por um armário de livros. Que fazer pedir desculpa aos merisistemas secundários abdicar dormir no chão encostar a cara mesmo à gravidade? Eis porque eu durmo sempre reclinada no curvo lombo de Rosalinda ou não eu grande apreciadora de charcuterie.
Ana Hatherly
in 463 tisanas,
Quimera, 2006.
Ingredientes:
1500 g de água
30 g de azeite virgem extra
200 g de esparguete (usei colorido)
1-2 dente de alho (dependendo do tamanho)
150 g de bacon
150 g de ervilhas (congeladas)
1 pacote de natas light (200 ml)
sal q.b.
pimenta Suldouro q.b.
queijo ralado q.b.
Preparação Thermomix-Bimby:
Na Varoma colocar as ervilhas e reservar.
Colocar a água no copo, juntamente com 10 g de azeite e sal, e programar 10 min/ Varoma/ vel 1.
Adicionar o esparguete pelo bocal da tampa e programe o tempo indicado na embalagem/ 100º / colher inversa/ vel colher. (Programei 7min para ficar al dente.)
Escorrer o esparguete e reservar (mantendo quente).
Colocar no copo 20 g de azeite e o alho. Picar 5 seg/ vel 5. (O alho não picou e, por isso refoguei com o alho só desfeito.)
Juntar o bacon e refogar 10 min/ Varoma/ colher inversa/ vel colher com a Varoma (com as ervilhas).
Adicionar as natas e as ervilhas, temperar com pimenta e programar 6 min/ 90º/ colher inversa/ vel colher.
Verter o molho sobre a massa e envolver bem.
Polvilhar com queijo ralado e servir quente.
tempo de preparação: 30min
dificuldade: **
vegetariano: não
para crianças: sim
ingrediente principal: esparguete
![]() |
Mundo de Receitas Bimby - 03Nov2014 |
Siga-me aqui:









Sobre o mesmo tema:
2013-10-14
receitas | delícia de ananás
Nem sei o que chamar a esta delícia. Se pudim, triffle (por ter três camadas) ou cheesecake (por levar queijo) e, por isso, optei por lhe chamar delícia de ananás. Que nome lhe dariam?
Cozinha
Não posso esquecer-me
da distância que ia
da mesa redonda
à gaveta dos talheres;
do que a luz da hora do almoço fazia
com o azul-escuro dos armários,
com a barra que já tinha sido branca;
das dedadas nos copos de vidro,
amarelos,
tão pouca a convicção no detergente,
no esfregão,
nas luvas de borracha,
de todas as mulheres que os lavaram;
das gotas que entravam
por dentro das camisolas
e nos gelavam enquanto desciam
os braços esticados para a grade
(onde esquecíamos a loiça
depois da chuva lenta).
Margarida Ferra
in Curso Intensivo de Jardinagem,
&etc, Maio de 2010, Lisboa.
Sobre o mesmo tema:
2013-10-10
receitas | pão de abóbora com especiarias e pistáchio
Apeteceu-me preparar algo para o Halloween. Não é que celebre mas, nesta altura do ano, aparecem sempre coisas giríssimas no Pinterest e fica-se logo com vontade de participar. Para quem celebra, deixo aqui umas etiquetas para o Halloween.
Após algumas pesquisas, tropecei nesta receita da Gasparzinha no Mundo de Receitas Bimby (que também está no blog no soup for you) à qual juntei as especiarias da receita de pão de abóbora da revista Bimby de Setembro de 2013, além de ter trocado as avelãs por pistáchios.
Ainda ponderei em fazer este pão para o Dia Mundial do Pão mas acabei por escolher outro, bastante mais simples.