2014-11-28

receitas | waffles para o pequeno-almoço

A primeira receita que experimentei na nova 'waffleira' correu tão bem que andámos que tempos a limpar a máquina nova. Era uma receita com banana e cacau e, em teoria, muito boa. Tão boa que enjoei banana madura em massas. Depois deste falhanço monumental, voltei a pesquisar receitas simples para experimentar e, se possível, diferentes da primeira receita de waffles que fiz. Mas, eis que tropecei nesta receita do Jamie Oliver de waffles. Como muitas das receitas do Jamie, é simplicíssima e rápida. Além disso, só leva 1 ovo e até pode ser feita na noite anterior para, de manhã, ser só aquecer a máquina de waffles e começar a fazer waffles. Outra das vantagens desta receita é que tanto pode ser usada para waffles doces como salgados.
Uma das diferenças da massa das panquecas para a massa de waffles é, nos waffles, as claras serem batidas em castelo para serem mais fofos. Nesta receita, consegue-se isso com a farinha com fermento e ainda uma colher de chá de fermento.



2014-11-27

receitas | salada de frango com pêra

O que fazer com restos de frango de churrasco? Uma salada de frango com pêra! Desfia-se o frango, junta-se alface, uns tomates cereja e, em vez de croutons pêra-rocha estaladiça. Uma salada deliciosa e uma refeição simples e rápida. 
E para servir a salada, nada como a belíssima loiça da Oficina da Formiga
Esta salada tem um senão: quando se abre um pacote de Fruut pêra não se consegue parar de comer. Para mim, é o melhor sabor até agora. Recomendo vivamente a deixarem-se viciar por este novo sabor!


2014-11-25

receitas | água aromatizada detox (anti-envelhecimento)

Quando comecei a folhear o livro Sumos e Águas Detox da nutricionista Lillian Barros, confesso que fiquei muito mais interessadas nas águas aromatizadas do que nos sumos detox, principalmente por as águas serem muito mais simples de preparar. Experimentei logo uma receita, a qual nem cheguei a registar. Mas, registei esta na qual se destaca o limão por conter vitamina C e as framboesas por serem ricas em anti-oxidantes.
Estas águas detox foram pensadas com o intuito de promover o consumo diário de litro e meio de água, a qual muitos de nós não cumprem (eu incluída). Com as águas aromatizadas, torna-se mais simples beber a quantidade de água diária necessária por terem um sabor bem mais interessante que somente água.


2014-11-24

receitas | risotto de chouriço e tomate seco

Mais uma tentativa de risotto, receita que a Helena publicou recentemente no Sabores de Canela. Quando vi esta receita, achei que íamos gostar. Por isso, com a devida antecedência preparei o tomate seco para juntar a um bom chouriço alentejano. A Helena usou vermute e eu alterei para vinho da Madeira. Era isso ou vinho do Porto mas o vinho da Madeira foi uma excelente escolha. Para dar ainda mais sabor, usei sal aromatizado ligeiramente picante. Ficou excelente!



2014-11-14

dicas | zomato

A Zomato é uma plataforma onde os utilizadores opinam sobre os restaurantes visitados, ou seja, é uma rede social para foodies. Surgiu em Portugal, ainda só em Lisboa, recentemente e já é um caso de sucesso com bastante adesão. Na zomato além da opinião também é possível adicionar fotos dos restaurantes visitados.
Desta vez, a zomato lançou um desafio para darmos o nosso feedback publicamente sobre as aplicações móveis.


2014-11-05

receitas | tarte de arroz doce com chocolate e cacau

Saiu na ultima revista Bimby - Momentos de Partilha (47 - 2ª série, Outubro 2014), uma receita que tem feito muito sucesso: pastéis de arroz doce. Ora, para quem adora arroz doce como eu nem é preciso dizer mais. 
Entretanto, a Cláudia teve a maravilhosa ideia de fazer uma tarte de arroz doce e eu achei ainda melhor. Mas, lembrei-me do arroz doce de chocolate da Marisa (que leva chocolate em pó) e da receita do Forum Bimby (que leva uma tablete de chocolate). E, porque não, misturar tudo?


2014-11-02

receitas | sumo detox

Não fiquei indiferente aos sumos detox mas optei por somente experimentar uma receita de nutricionista. Por isso, para o meu primeiro sumo detox escolhi a primeira receita do livro Sumos e Águas Detox da nutricionista Lillian Barros.
O livro faz a introdução a esta nova moda e explica as vantagens dos sumos e como devem ser consumidos, além de estar dividido em capítulos temáticos.
Este sumo em específico é explicado passo a passo. Em vez da água, pode-se usar-se outro líquido, como água de côco ou uma infusão mas arrefecida.
Confesso que, por não estar habituada a este tipo de sumos, achei o sumo muito espesso e acabei por adicionar no meu copo infusão de hortelã-menta para ficar mais líquido.
O importante nos sumos detox é terem um toque de fruta para um sabor agradável; a textura dos legumes, raízes ou crucíferas para a sua cremosidade; uma base líquida adequada e fibras usando frutos e/ou legumes com casca ou com a adição de sementes, farelo ou outros cereais não refinados.
Mas, um sumo detox não é uma refeição ou um substituto de uma refeição, apesar de uma pessoa se sentir saciada (e cheia) após beber um copo de um sumo detox.