2014-06-29

receitas | pão de maçã e pêra com nozes

Este pão é um clássico cá em casa. Já perdi a conta ao número de vezes que fiz. A receita original é de pão com maçã e nozes mas, desta vez, fiz com maçãs e pêras porque ainda tinha bastantes da Fruta Feia. As várias experiências que fui fazendo foi com vários tipos de maçãs e vários tipos de frutos secos mas a combinação que mais me agrada ainda é a de maçã golden com nozes.
A receita vem no livro Bimby - Receitas com História que é um livro do qual adoro a edição e com 60 receitas para a Bimby, algumas delas reproduzidas e actualizadas em livros mais recentes.
É um pão doce, muito saboroso e que se aguenta durante alguns dias. Normalmente, a receita rende para fazer dois pães mas, desta vez, usei uma forma bem grande em vez de fazer em duas formas de bolo inglês. A forma mais adequada seria esta mas como não tenho (e nunca encontrei à venda uma forma tão grande), usei uma de silicone do IKEA apesar de não me agradarem formas de silicone. 


2014-06-05

receitas | creme de courgette com caril

Julgo que não é nenhum segredo que adoro as receitas da Marisa do Sweet My Kitchen. Já experimentei umas quantas e saem sempre bem, além de serem sempre deliciosas. Desta vez, resolvi experimentar uma das sugestões que a Marisa levou à TeleCulinária Especial Robot de Cozinha 76 porque tinha uma courgette enorme em casa que veio no cabaz da Fruta Feia
Antes de provar esta cremosa sopa, achava que não gostava de sopa com courgette mas com esta receita a sopa fica mesmo cremosa e com um sabor absolutamente irresistível, daqueles sabores que não se consegue parar de comer. Como não tenho por hábito ter em casa natas com ervas aromáticas, usei uma embalagem de natas para culinária e juntei coentros frescos.