2013-11-24

receitas | bolachas de manteiga de amendoim e chocolate

Um dos desafios nos quais gosto de participar é o Vamos Fazer Bolachas! por me obrigar a sair da minha zona de conforto. Ainda estou a aprender a fazer bolachas e, por isso, dedico-me às que são simples de moldar porque a experiência com os cortadores de bolachas e o dispara-biscoitos não foram as melhores.
Nesta edição de Novembro do desafio, o mote são bolachas para oferecer, pensando já no Natal. Baseei-me na receita da Alexandra do BimbExpress, à qual acrescentei uma tablete de chocolate negro e usei mistura de açúcares.



2013-11-23

receitas | panquecas integrais

Após uma semana cheia de afazeres que não me deixaram tempo para me dedicar a experiências na cozinha, chego a Sábado a pensar onde foi a semana que nem dei pelo tempo a passar. Os dias deviam ter, pelo menos, 30h para poder ter mais umas quantas horas por dia para mim. Entre as 8h de trabalho, mais quase 2h em transportes a caminho do trabalho e, claro, as horas de sono, resta sempre tão pouco tempo ao final do dia.
Aproveitei a manhã de Sábado para dormir as horas todas que não dormi durante a semana e ao acordar tarde apetece-me algo mais substancial para primeira refeição do dia. Ainda estive indecisa entre waffles e panquecas mas as panquecas ganharam devido à simplicidade de confecção. Na realidade, apetecia-me algo para poder provar o Doce de Leite da Casa da Prisca!
Baseei-me na receita de panquecas do Livro Base da Bimby e adicionei farinha de trigo integral para lhes dar um sabor mais interessante. Ainda estive para adicionar especiarias mas preferi algo com sabor bem simples para realçar o sabor do doce com que foram servidas.


2013-11-11

receitas | salada de bulgur com peru

Andava com imensa curiosidade de provar bulgur. Aliás, acho que já tinha provado numa das minhas viagens mas não tenho bem a certeza por ser bastante semelhante ao couscous. Bom, na ementa acho que dizia bulgur mas já foi há uns anos e não posso precisar. Adiante... apeteceu-me fazer um prato com bulgur! Lembrei-me de pesquisar no blog da Susana porque tinha uma vaga ideia de já ter visto uma receita com bulgur e encontrei uma receita que me pareceu deliciosa: salada de frango e rúcula com bulgur. Por não apreciar rúcula, alterei para uma mistura de salada que muito aprecio: chicória, radicchio e canónigos.
Adorei a refeição! As quantidades são para 2 pessoas. Também me pareceu uma sugestão bem simpática para a marmita mas, para tal, as quantidades terão que ser ajustadas.


Ingredientes:
50 g de caju
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta Suldouro q.b.
200 g de bifes de peru
800 g de água
½  cup de bulgur
mistura de alfaces para salada (ou rúcula) q.b.



Preparação Thermomix-Bimby:
Colocar os cajus no copo seco e picar 3 seg/ vel 7. De seguida, programe 1 min/ 100º/ colher inversa/ vel colher. Reservar.
Colocar o peru na Varoma (em cima de papel vegetal humedecido), temperar com sal e pimenta e deitar, por cima, um fio de azeite. Reservar.
Colocar no copo a água, no cesto o bulgar e, por cima, a Varoma com o peru. Programar 30 min/ Varoma/ vel 1. Mexer o bulgur a meio da cozedura para cozer por igual.
No final do tempo, cortar o peru em pedaços e reservar.
Numa tigela (de servir), colocar o bulgur, os pedaços de peru e o caju.
No prato colocar uma camada de alfaces e, por cima, o preparado.
Sirva morno.



P.S.: Bem sei que estou em falta com muitos dos blogs que sigo, nos quais mal tenho comentado, mas ainda ando a (re)aprender a gerir o meu tempo devido aos novos horários de trabalho. Infelizmente, o tempo que tenho livre não dá para tudo.



tempo de preparação: 40min
dificuldade: **
vegetariano: não
para crianças: sim
ingrediente principal: bulgur



Siga-me aqui: follow us in instagram follow us in feedly

2013-11-09

receitas | mousse de Oreo

Estava-me a apetecer uma mousse e a última que publiquei foi em Agosto. É demasiado tempo sem mousse! Andava já há algum tempo para fazer mousse de bolachas Oreo mas tinha receio que ficasse demasiado enjoativa com a mistura do leite condensado com as bolachas Oreo. Enquanto procurava os ingredientes na dispensa, encontrei uma lata de leite evaporado que não tem adição de açúcar. Achei que seria o substituto perfeito para o leite condensado. Baseei-me nesta receita de mousse Oreo com algumas alterações. Adicionei o queijo quark lhe dar mais consistência e suavizar o sabor mas é opcional, caso prefira um sabor mais intenso a Oreos.



2013-11-01

receitas | crumble de frutas da época

O desafio da 6ª edição do Dia Uma... Na Cozinha era um crumble de frutas da época. Fiquei felicíssima com o tema porque andava há que tempos para fazer uma receita do Nigel Slater de compost crumble (que vi no 24 Kitchen). Já fiz várias vezes crumble de maçã (usando a receita do Livro Base da Bimby) e foi um sucesso. Adoro massa areada mas esta com sementes achei que deveria ser deliciosa.
Para saber a fruta da época, encontrei esta lista que me ajudou a perceber exactamente que fruta é a da época, até porque actualmente temos durante quase todo o ano imensa fruta fora de época.

compost crumble